Home

O QUE É SER ESCOTEIRO? | NOSSO GRUPO | PALAVRA DO CHEFE | [curiosidades] | *RAMO LOBINHO* | @_@ fOtOs dE lObInHoS @_@ | #RAMO ESCOTEIRO# | @_@ fOtOs dE eScOtEiRoS @_@ | °RAMO SÊNIOR° | @_@ fOtOs dE sEnIoReS e gUiAs @_@ | // ADESTRAMENTO \\ | Histórias.... | Para se acampar... | Receitas Mateiras | {Dicas Úteis} | Canções | * Canções de Lobinhos * | * Canções de Escoteiros * | * Canções de Seniores * | * Canções para Todos os Ramos * | iNfOrMaTiVo | |||Etapas de Progressão||| | CAMINHOS A SEGUIR
GRUPO ESCOTEIRO ÁGUIA DOURADA 237/SP
{Dicas Úteis}

aguia.jpg

* O EMPREGO DO ELÁSTICO EM PIONEIRIAS *
(por Jorge Kuma Sototuka)

A câmara de ar é uma verdadeira mina de ouro para aqueles que curtem pioneirias. Este material é facilmente obtido em borracharias gratuitamente ou a baixo custo. Existem 2 formas de cortar:

Em argolas: emendando com nó em oito, simplesmente passando uma dentro da outra.(como mostra a figura abaixo)
Em tiras longas: fatiando no sentido perimetral (como mostra a seta na figura à direita)

Quando a emenda é em oito, usa-se 4 ou 5 argolas, de tal forma que o comprimento tenha 40 a 50 cm. Quando for tiras longas, pode-se cortar também em pedaços de 40 a 50 cm. Em ambos os casos, a largura das tiras devem ser de 2,5 a 3 cm.

O principal uso da borracha em pioneiria é para "morder" a amarra quadrada ou a amarra diagonal: inicia-se normalmente com corda ou sisal, e para "morder" usa-se exclusivamente o elástico. Consegue-se assim uma amarra estável, segura e forte, para uma semana ou mais, principalmente quando se tratar de estruturas de bambú (em português claro: não precisa mais jogar água ou óleo, para retesar as amarras antes das inspeções).

Quando se usa o elástico em argolas, colocar um gancho de arame grosso numa extremidade e uma argola, também de arame grosso na outra, para facilitar o fim da amarra. Quando o elástico é em tiras, fazer como no estilingue: segura-se uma ponta, e enrola-se prendendo esta ponta com as voltas consecutivas; termina-se passando a extremidade do fim, sob a volta anterior.

Importante: a argola e a tira devem ser cortadas por quem tiver mais destreza, para evitar assim, o corte torto ou com bicos (que facilita a ruptura). Usar o elástico só quando tiver suficiente experiêcia com amarras de sisal ou corda, para saber a exata diferença referente ao elástico e para fazer um bom acabamento. Não fazer toda amarra com o elástico porque ele tem a mesma resistência da corda ou sisal.

Quanto à questão: o Escotismo permite o uso de elástico nas pioneirias? Bem, Baden Powell não era contra o progresso e a economia; há 25 anos atrás usava-se só o lampião a querosene, e era sacrilégio usar o lampião a gás...

Dica: a esteira da mesa, prateleira, etc. fixada com uma tira de elástico, com uma simples volta, fica uma beleza!


PUBLICADO NA REVISTA AVANÇAR
No.3 JAN/1990 PÁGS. 32 e 33

[ PIONEIRIAS EM ACAMPAMENTO ]

As pionerias são uma parte muito importante do acampamento, elas foram criadas para proporcionar o maior conforto possível enquanto estamos acampando.
Para fazer as pionerias, certifique-se de que todos sabem as amarras necessárias, sua utilidade e a diferença das diferentes amarras.
QuadradaInicia-se com a volta do fiel. Serve para suportar peso.
É a mais usada das amarras.
Paralela: Inicia-se com a volta do fiel. Serve para unir dois pedaços de madeira, para formar um pedaço maior.
É a mais simples das amarras.
Diagonal: Inicia-se com a volta da ribeira. Serve para unir dois pedaços de madeira que formem um X entre sí.
É uma amarra muito usada em portais principalmente barracas.
As barracas devem ser montadas na sombra, viradas para o nascer do sol, com a parte de trás voltada para o ponto mais alto do terreno se for inclinado, isso não significa que a barraca deve ficar exatamente de frente para o sol.
Os specs devem estar fazendo um ângulo de 45 graus com o solo.
Toldo: O toldo deve ficar o mais esticado possível, sempre tomando cuidado para não deixar o sisal atravessando o campo.
Após o acampamento, o escoteiro procura deixar o local do acampamento em melhores condições de que quando chegou, lembre-se de realizar quantos pentes finos forem necessários, para não esquecer nada no terreno, lembre-se de lavar a barraca e todo material utilizado no acampamento, usando óleo queimado nas ferramentas de ferro, e lembre-se de marcar uma reunião de patrulha após o acampamento para que a patrulha discuta seus erros e acertos, a fim de melhorar para o próximo acampamento.

mapaescot.gif

{ UM BOM ACAMPAMENTO }

Se você for o monitor de sua patrulha, é importante saber o que se vai fazer no campo antes do acampamento, isso quer dizer, planeje tudo com antecedência, pionerias, posição da barraca em relação ao sol e etc.
Planeje tudo com sua patrulha, a reunião de patrulha é a hora mais apropriada para isso, para que todos concordem com suas opiniões, discutam o local apropriado para as pionerias em relação ao vento, sol, relevo e condições climáticas, para que na hora do acampamento ninguém tenha surpresas desagradáveis, como uma enxurrada levando a barraca ladeira abaixo, o cheiro insuportável da latrina perto da barraca ou o sol estragando toda a comida.
Certifique-se de que todos sabem seus papéis no campo e possuam um treinamento suficiente para executá-las.

aguia.jpg

( A SUA MOCHILA )

A mochila é o objeto mais importante da pessoa, pois dentro dela, vai estar todo o seu material pessoal. Nunca deixe a mochila largada em lugares desconhecidos. Nela teremos que tomar alguns cuidados para que não torne a caminhada desconfortável e a viagem desprazerosa.
A mochila deve ser do tipo escoteira, com alças de três pontos Duas nas costas e uma na cintura e todo o conteúdo da mochila, deve ser pré-acondicionado em sacos plásticos ou de preferência em Zip Zipa.
Tudo, para evitar acidentes com umidade. Já dentro dos plásticos, as vestimentas devem ser arrumadas como rocamboles, enroladinhas, de forma ao seu volume se tornar menor. Para o tipo de atividade com a finalidade de caminhada, o material mais pesado da mochila, deve ser colocado na parte mais alta da mesma, justamente para evitar problemas de coluna.
O material Básico de uma atividade, por exemplo, de três dias é duas camisetas, uma calça comprida, um calção, um short, três cuecas, três pares de meia, agasalhos, capa de chuva, Saco de dormir, Isolante Térmico, tênis extra, pasta e escova de dente, sabonete, toalha, desodorante, lanterna, cantil, Maleta de Primeiros Socorros, prato e caneca.
Nós começamos a arrumar a mochila por baixo dela, onde primeiramente colocamos o saco de dormir; em seguida as roupas leves: shorts, camisetas, mais acima as roupas pesadas, calças, casacos, mantas, acima o tênis reserva, e o impermeável para chuvas, tendo ao seu lado o seu material de cozinha, fogareiro, pratos, panelas, comidas, e na tampa da mochila, devem ficar a carteira de dinheiro, luvas e toucas e o material de S.O.S. Nos bolsos laterais devemos colocar a toalha, lanterna, material de higiene pessoal, e o restante do material de pequena acomodação.
Não se pode esquecer de saco plástico para colocar as roupas sujas e do Isolante térmico, pois ele é que vai te proteger do frio exposto ao chão, que o saco de dormir não isola toda a passagem de calor.