Home

O QUE É SER ESCOTEIRO? | NOSSO GRUPO | PALAVRA DO CHEFE | [curiosidades] | *RAMO LOBINHO* | @_@ fOtOs dE lObInHoS @_@ | #RAMO ESCOTEIRO# | @_@ fOtOs dE eScOtEiRoS @_@ | °RAMO SÊNIOR° | @_@ fOtOs dE sEnIoReS e gUiAs @_@ | // ADESTRAMENTO \\ | Histórias.... | Para se acampar... | Receitas Mateiras | {Dicas Úteis} | Canções | * Canções de Lobinhos * | * Canções de Escoteiros * | * Canções de Seniores * | * Canções para Todos os Ramos * | iNfOrMaTiVo | |||Etapas de Progressão||| | CAMINHOS A SEGUIR
GRUPO ESCOTEIRO ÁGUIA DOURADA 237/SP
Para se acampar...

aguia.jpg

¨¨¨¨ COMO SE COMPORTAR EM ATIVIDADES EXTERNAS ¨¨¨¨

As atividades externas são uma parte importante do Escotismo. Porém, devemos sempre lembrar que, quando vamos para o meio da Natureza, NÓS somos os intrusos. Assim, devemos agir de forma a causarmos o menor impacto possível
ao meio ambiente. Abaixo, vão alguma dicas de como usufruir das coisas boas que a Natureza nos oferece, com respeito carinho para com as coisas que nos cercam.

- FOGUEIRAS:
Quem não gosta daquela conversa ao redor de uma fogueirinha? Acho que todos nós, mas hoje em dia devemos evitar fazer fogueiras, pois cada vez mais o número de pessoas que praticam atividades ao ar livre aumenta, e se todos fizerem aquela fogueirinha, vamos acabar destruindo uma grande área verde, seja pra tirar lenha ou com incêndios. Isso sem contarmos que o fogo espanta qualquer animal do local. Em alguns lugares o problema com lenha é tão grande, que gera depredação, como é o caso do abrigo do Terreirão, no Parque Nacional do Alto Caparaó, que teve seu assoalho, janela e forro destruídos pela açãão de vândalos em busca de lenha. Vamos utilizar os fogareiros e deixar as fogueiras para os casos de emergência.

- ATALHOS:
Os atalhos devem ser evitados, pois degradam muito e acabam se transformando em erosão devido a ação da água. A distância economizada é muito pouca, comparada com o impacto causado pelos atalhos que dificilmente serão fechados. Portanto, evite os atalhos e, nas trilhas, procure andar em fila indiana, pois o impacto é menor.

- LAVANDO A LOUÇA:
Procure não utilizar o rio para lavar sua louça. Uma sugestão é raspar todo o resto da panela no lixo, pegar água numa panela, mesmo que suja, e se afastar bastante do rio. Com a água da panela, você poderá ensaboar toda sua louça (procure utilizar sabão neutro; jogar um pouco de areia e esfregar com as mãos ajuda a tirar a comida grudada na panela). Depois é só pegar mais água e enxaguar tudo. Lembre-se de não deixar nenhum resíduo, nem mesmo espuma. Se for necessário pegue mais água e jogue no local.

- ESCOVANDO OS DENTES:
Como no parágrafo acima, tente pegar um pouco d'água e se afastar do rio, escove os dentes e utilize bastante água na hora de enxaguar a boca. Procure utilizar pouco creme dental, cuspir na grama e no mesmo lugar; com o que sobrou da água, jogue no local onde você cuspiu. Desta forma você não deixa nenhum resíduo aparente.

- BARULHOS:
É muito comum nos lugares mais acessíveis aquela gritaria desagradável ou aquele som alto. Acho importante alertar que o barulho também é uma forma de depredação da natureza, que afugenta os animais e quebra toda a tranqüilidade do local, além de ser uma grande falta de respeito com o próximo. Se você quer escutar música leve um walkman, e se quer fazer gritaria, vá para um estádio de futebol! Lembre-se que ninguém é obrigado a gostar da sua música ou a ouvir seus gritos.

- ANIMAIS E PLANTAS:
Os animais e as plantas fazem parte de um ecossistema local e onde cada um tem um papel importante, portanto devem ser apenas apreciados e fotografados.

- LIXO:
Uma regra para todo excursionista e amante da natureza é: TUDO QUE VAI, VOLTA. Todo o lixo deve ser trazido de volta até mesmo o papel higiênico, que pode ser colocado em duas sacolinhas. Até mesmo o que fazer com as fezes já está sendo discutido no meio excursionista; pode parecer engraçado mas é um tema importante, ainda mais quando falamos em alta montanha, onde a decomposiçãão é quase nula. Em regiões como aqui no Brasil eu sugiro apenas cobrir com folhas e terra. Também é bom lembrar que devemos fazer nossas necessidades a, no mínimo, 100 metros de qualquer rio ou nascente. Colabore, não traga apenas seu lixo, tente trazer todo lixo que for possível.
Nas caminhadas é bom deixar um bolso da calça ou da mochila separado para aqueles lixinhos como papel de bala, chicletes, etc... Os fumantes podem levar uma embalagem de filme fotográfico no bolso para utilizar de cinzeiro

(Texto originalmente publicado no Bivaque Web Site - 2000.
Criado e desenvolvido por Joab de Oliveira Peres e Marcelo Ney Wood.)

aguia.jpg

+++ L E M B R E T E S +++
1. Antes de acampar é necessário:
Pedir autorização dos pais para acampar
Fazer duas listas do material de acampamento a levar

2. Material de grupo para acampamento:
Barracas completas (esteios, lonas e espeques), bandeira, adriças, panela, recipientes para água, pano de prato, materiais de primeiros socorros, instrumentos (facão, machado, pá, etc.), fogareiro e suprimentos.

3. Material individual:
Mochila, uniforme completo, calça, calção, camiseta, tênis, roupa para dormir, lenço, prato, caneca, garfo, colher, toalha, escova e creme dental, papel higiênico, cobertores, plástico.

4. Material opcional:
lanterna, bússola, revistas, jogos, etc.

5. Cuidados no acampamento:
Não entrar nas barracas com sapato, velas, facas, etc.
Usar sempre chinelo ou tênis fora da barraca
Procurar abrigar-se na hora de dormir
Evitar sujar a área de acampamento
Nunca sair da área de acampamento sem autorização da chefia
Respeitar a natureza, não prejudicar os animais e vegetais.
Permanecer sempre ativo e disposto nas atitudes.
Nunca entre na cozinha geral sem autorização
Instalando o acampamento
O local previsto deve satisfazer as seguintes condições:
Água: bem próxima e abundante para beber e limpeza.
Solo: evitar: o barro, areia solta, solos muito duros ou
com muitas raízes duras.
Localização: boa proteção contra ventos, evitar acampar
perto de árvores.



aguia.jpg

*** Escolhendo um local ***

Um bom local de acampamento, deve atender as seguintes condições:

1) Terreno:
Seco, com ligeiro declive, para facilitar a drenagem. Evitar o chão duro demais, pois torna os trabalhos de pioneirias e as escavações de fossas e latrinas um trabalho muito difícil.
Deve-se evitar igualmente a areia e o barro. A primeira é muito macia, o que impede a firmeza das construções e a fixação das barracas em caso de vento. O barro é impermeável, e se transforma em lama quando chove.

2) Sombra:
Não é aconselhável montar barracas sob as árvores, pois a queda de um galho mais pesado, pode danificar o material ou causar lesões aos acampadores.
Por outro lado, é muito desagradável ficar horas seguidas sob os raios de sol o que quase sempre causa problemas, como queimaduras e dores de cabeça. Portanto, quando for montar o seu acampamento, faça-o onde houver sombra nas proximidades.

3) Insolação adequada:
As barracas devem ficar em posição de receber sol pela manhã, quando serão expostas as roupas e o material individual de cada um para secar a umidade noturna.

4) Lenha:
Deve haver madeira apropriada para ser usada como lenha para a cozinha e material para as construções.

5) Água:
Em abundância e potável. É primordial para a higiene do acampamento, lavagem do material, asseio dos acampadores e naturalmente para saciar-lhes a sede e ser utilizada na cozinha, no preparo das refeições.

6) Proteção:
A localização das barracas deve levar em consideração qualquer proteção que a natureza do local possa oferecer contra ventos fortes.

7) Localização:
Quando estivermos no campo, devemos instalar o acampamento próximo de árvores, que fornecerão lenha e o abrigo de sua sombra, nas horas mais quentes do dia. Quando tivermos necessidade de acampar na floresta, devemos procurar clareiras para evitar o perigo das quedas de troncos, como já foi explicado anteriormente.

*** Segurança no acampamento ***

Vejamos algumas regras práticas:

Quando estiver num acampamento ou excursão use a faca sempre na bainha, principalmente quando estiver caminhando. Neste caso, um tropeço pode causar um acidente gravíssimo.

A faca, na bainha e presa ao cinto, deve ficar ao lado do corpo, alinhada com a costura lateral da calça, ou atrás, sobre o bolso traseiro. Nunca use a faca na frente do corpo. No caso de um tombo é muito grande o risco de acidente.

Quando usar a faca, faça-o de maneira que os golpes sempre sejam dirigidos no sentido oposto a qualquer parte do seu corpo.

Olhe sempre ao redor e fique a uma distância de pelo menos dois metros da pessoa mais próxima quando estiver manuseando a faca em gestos largos, por exemplo: desbastando um ramo.

Quando terminar de usar a faca, limpe, amole se houver necessidade e guarde-a na bainha.

Finalmente, nunca deixe suas ferramentas expostas ao tempo, no chão, ou fora do estojo ou bainha, onde ficará protegida e não causará nenhum dano a ninguém.
Você deve ter notado, que portar uma faca, longe de ser um brinquedo ou um ato de exibicionismo, é sobretudo, uma grande responsabilidade.

<<< Cumprindo as regras simples que acabamos de ver, você terá na sua faca uma ferramenta auxiliar imprescindível ao sucesso de sua vida no campo. >>>

*** Cozinhando a Lenha: ***

Na cozinha, a lenha exige cuidados especiais somente em relação ao preparo da fogueira e a manutenção do fogo.
Para acender e manter melhor o fogo, faça o seguinte:

> Consiga bastante madeira seca e empilhe separadamente de acordo com a grossura e o tamanho
> Arme a fogueira
> A partir do momento que o fogo tenha pegado, vá colocando lenha mais grossa até formar um bom braseiro
> Continue a manter o fogo com lenha média e grossa
> Nunca deixe de colocar lenha, pois o fogo terá que se manter na mesma intensidade. (cuidado entretanto para não abafar!)
> As panelas serão colocadas sobre uma grelha que está apoiada sobre uma pedra ou tijolos bem equilibrados.
> Lembre-se do seguinte: Gravetos pegam fogo, porém não fornecem o calor necessário para o cozimento dos alimento; portanto, use lenha grossa para manter a fogueira. A melhor forma é ter esta lenha cortada em achas.

{{ ALGUMAS RECEITAS DE COMIDA MATEIRA }}

Pão de Caçador:
Material:
500 g de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Sal
1 xícara de água Morna
1 pacote de fermento Monopol
Coloque em um recipiente a água morna, e dilua na mesma, o sal. Agora, misture o fermento com a farinha. Após isso, faça um monte com a farinha de trigo, cave uma depresão e nela coloque um pouco da água preparada anteriormente, vá mexendo, apertando, colocando mais farinha e água a medida que a mistura vai se transformando em massa. Amasse com paciência e continuidade até que a massa não grude mais nas mãos.
Transforme essa massa embolada em uma tripa da grossura de um dedo e enrole-a num espeto, previamente aquecido. Cozinhe-o em um fogo de brasas, a distância de 10 a 15 cm, girando de tempos em tempos para que asse de todos os lados, lentamente.
____________________________________________________________

Pão de Minuto
Para Fazer o pão de minuto, utiliza-se a mesma massa da receita acima, porém, ao invés de enrolar a massa em um espeto, faça pequenas "bolinhas" com a massa, de aproximadamente 3cm cada uma. Coloque as bolinhas em uma bandeja metálica e leve ao fogo. Quando as bolinhas secarem, o pão está pronto.
____________________________________________________________

Batata Recheada com Ovos:
Escolha uma batata grande, tire uma tampa e retire o interior da batata, até que ela se transforme em um recipiente que caiba um ovo derramado. Com a clara, um pouco dela, cole a tampa na batata ou fixe com dois palitos. Envolva com papel laminado e leve as brasas. Cozinhar por volta de 25 min. Experimentar com a ponta de um garfo se está cozida.
____________________________________________________________

Banana Caramelada:
Pegue a banana e abra pela metade uma de suas abas. Coloque então o açúcar, que pode ser colocado em excesso. Agora, feche novamente a aba da banana, e envolva-a completamente com papel laminado. Agora, simplesmente coloque-a dentro de um fogo em brasas, após cerca de 15 minutos, retire-a do fogo e do papel laminado e coma.
____________________________________________________________

Ovo no Barro:
Esta é uma receita muito simples, basta envolver o ovo com uma camada de cerca de 2 cm de barro, após, coloque-o no fogo em brasas. Quando o barro secar e começar a rachar, é sinal de que o ovo está pronto.
____________________________________________________________

Arroz na Moranga:
Abra na moranga, uma tampa de uns 7 cm. Na parte de cima da mesma e retire seu miolo. Coloque o arroz, a água e seus temperos na moranga. Agora, basta cozinhar, da mesma maneira que se fosse uma panela normal. Assim, o arroz trará o sabor da moranga, junto com o seu gosto natural.
____________________________________________________________

Sopa de cebolas
Dourar cebolas com margarina, juntar um pouco de farinha de trigo, mexer bem. Juntar caldo de galinha em cubos, água, sal e pimenta, se quizer. Deixar cozinhar um pouco, servir com queijo ralado por cima.
____________________________________________________________

Milho assado na brasa.
Colocar o milho verde em espiga na grelha, e ir "regando" com água e sal, até o cozimento.
____________________________________________________________

Espetinho vegetariano
Fazer espetinhos com cebola, tomate, pimentão, batata doce pré-cozida, toicinho (bem pouco, só para dar um pouco mais de sabor), salsicha em lata. Pincela-se com um pouco de margarina e sal. Enrolar em papel alumínio e colocar sob a brasa para ir assando.
____________________________________________________________

Tomates
Colocar um pouco de óleo numa panela. Colocar alguns tomates inteiros, lavados. Tampar, e deixar cozinhar em fogo fraco por alguns minutos. Juntar cheiro verde, orégano, sal, etc. Servir com arroz ou macarrão. (deve ser um bom acompanhante para o famoso miojo...).
____________________________________________________________

Maçã/banana na brasa
Para sobremesa, pode se colocar uma maçã ou uma banana na brasa e quando estiverem cozidas tire da brasa abra e coloque canela misturada com açúcar.
____________________________________________________________

Ovo chorão
Colocar um ovo cru na casca, entre 5 e 10 cm das brasas da fogueira. Esperar 2 minutos e virar com cuidado. Quando ele começar a chora (uma gota de água aparece na casca), ele está pronto.
____________________________________________________________

Cebolas Douradas
Dourar rodelas de cebola (quantidade generosa), não deixar queimar. Salpicar com um pouco de farinha de trigo,deixe cozinhar um pouquinho, mexendo sempre. Juntar uma clara de ovo e uma colherada de vinagre. Deixe ferver 2 minutos.Junte a gema batida com um pouco de água fria. Acabar de cozinhar e servir.
____________________________________________________________

Chapati ( tipo de pão muito consumido no Nepal e vários povos no mundo)
Material:
2 xícaras de farinha de trigo
meia colher (chá) de sal
1/3 xícara de água - mais ou menos
opcionais: 1 colher (chá) de fermento em pó químico
1 ou 2 colheres (sopa) margarina ou óleo
1 colher (sopa) açúcar ou mel
Com estes ingredientes opcionais, pode ser preciso aumentar a quantidade de farinha. A massa é amassada numa vasilha (sempre pondo primeiro a quantidade de água recomendada ou um pouco menos), e depois acrescentando aos poucos a farinha ou a mistura de ingredientes secos até que fique firme e comece a se soltar dos dedos. Então moldam-se de uns 3 ou 4 cm de diâmetro, que são abertas ao rolo, até ficarem com uma espessura de milímetros, e assadas na frigideira até dourar. Quanto mais longo o tempo de cozimento, mais crocante o chapati. Se ele levar fermento, crescerá mais fofo, mas já não será, tecnicamente, um chapati, e o que importa? O acréscimo de um pouco de leite (1/3 xícara de leite em pó) também enriquecerá a receita, tornando o produto mais nutritivo. Ao final, pode-se passar requeijão, maionese, geléia, ou ainda na frigideira) cobrí-lo com queijo, ou outras variações que sua imaginaççãão lhe ditar...

... Pessoal, esta página foi criada com a intenção de que todos do grupo e os visitantes tenham material necessário para se "enfrentar" um desafio que é acampar, o que lógico só a experiência pode ditar as facilidades para que todo acampamento seja um ÓTIMO ACAMPAMENTO!!!

É o que desejamos para todos...